24 de mai. de 2010

CONHECENDO O BAIRRO

O bairro do Carandiru fica localizado na zona norte da cidade de São Paulo, que originou-se o córrego do carandiru conhecido por banhar a histórica Fazenda de Sant’Ana. O bairro faz parte do distrito de Santana e do distrito de Vila Guilherme. Próximo ao bairro encontra-se a estação Carandiru do metrô, a escola de samba X-9 Paulistana, o 9º DP e demais comércios que agregam no desenvolvimento do bairro.
Na década de 70, houve uma invasão nos terrenos baldios da avenida Zaki Narchi, onde formou-se uma favela, que sofreu com os incêndios em 9 anos de ocupação irregular e dessa forma, em 2005, todas as moradias irregulares foram removidas e dessa forma surgiu um conjunto habitacional, o primeiro Cingapura de São Paulo, que faz divisa com o bairro de Vila Guilherme.
Conhecido nacionalmente por ter abrigado a Casa de Detenção de São Paulo que foi nomeada popularmente como Carandiru, hoje localiza-se Parque da Juventude, inaugurado em 2003, com quadras poliesportivas, área de shows e apresentações, a biblioteca de São Paulo, pistas de cooper dentre outros aparelhos de lazer, que favorecem uma sociabilidade entre os moradores do bairro. O bairro também ficou famoso por abrigar as instalações do antigo auditório do SBT.
A lição do futuro também esta ali: a casa de detenção em São Paulo ao se transformar em um centro educacional para jovens (parque da juventude), resultado em uma mudança na paisagem da zona norte ao substituir a casa de detenção Carandiru por uma grande área verde com esporte, lazer e turismo. Devido as desigualdades sociais presentes, o bairro revela o único mecanismo viável de prevenção da delinqüência.

5 comentários:

  1. Muito bom Fer!!
    Muitas coisas eu nem sabia! Gostei mto principalmente das fotos, mto bem tiradas por sinal :D

    ResponderExcluir
  2. Quero agradecer a participação de todas as integrantes da equipe que se dedicaram na criação deste blog e acreditaram em nosso trabalho.Valeu!
    Att.
    Jack Vaz

    ResponderExcluir
  3. Ficou Show Nosso Blog Galera
    Deu Trabalho Mais ficou como gostariamos!
    Espero que vsc Gostem e Por favor Comentem!
    Bjos e Obrigada a Tds Do Grupo!

    ResponderExcluir
  4. O blog está lindo. Adorei o template!!!
    Beijo e comentá lá no meu blog.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Fehzinha, parabens pelo blogger, esta muito bom, cheio de informações e fotos...
    Perfeito seu trabalho, muito bom conhecermos o bairro que esta tão proximo de nos, mais as vezes por falta de tempo acabamos nao prestando atencao a essas coisas.

    parabensss

    ResponderExcluir